Notícias

postada em 07/11/2015

8ª edição da Juventude na Estrada discute a relação entre a juventude e a comunicação em rede

Atualmente, as redes sociais são formas de representação dos relacionamentos afetivos, profissionais e institucionais, além de serem responsáveis pelo compartilhamento de ideais, interesses e objetivos. Sabendo disso, a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul (FUG/RS), em parceria com a Juventude do PMDB, proporcionou uma tarde de discussão e reflexão sobre a internet e sua comunicação com a juventude e a política. O evento foi realizado neste sábado, 7 de novembro, na Câmara de Vereadores de Pelotas, no sul do Estado. O palestrante convidado foi o Secretário-Executivo do Grupo de Trabalho sobre Reforma Política da Fundação Ulysses Guimarães, Márcio Carvalho.   

De acordo com o presidente da FUG/RS, João Alberto Machado, é muito importante implementar políticas públicas com propostas feitas pela juventude. "O projeto Juventude na Estrada tem como principal objetivo ouvir as pessoas. A sistemática de trazer especialistas que provoquem o debate tem dado muito certo. Assim, conseguimos entender o que a juventude quer e planeja para o futuro", completa. O presidente ainda falou sobre o congresso que será realizado no dia 17 de novembro em Brasília. "O PMDB tem uma proposta para a nação, e todos podem contribuir com o documento do programa político do partido. É a oportunidade que temos de contestar ou contribuir com os ideais propostos." 

A qualificação do jovem e o fácil acesso à informação em benefício de todos são consequências do bom uso das redes segundo o coordenador do projeto Juventude na Estrada, Norton Soares.  falou sobre a qualificação do jovem e o fácil acesso à informação em benefício de todos. "Nós queremos inverter a lógica dos tradicionais eventos políticos. Nossa intenção é dar encaminhamento e fazer política com debates que tragam soluções e transformações para a sociedade”, conta.

 

Um novo jeito de fazer política 

O coordenador de Políticas de Juventude de Pelotas, Luiz Alexandre Alves, comentou sobre as mudanças que o projeto Juventude na Estrada traz para os lugares por onde passa. "Esse evento modifica a forma de ver a juventude e de se fazer política. Além de ser um benefício, também é uma oportunidade. Afinal, a rede é um espaço simbólico de luta. É uma forma de transformar e utilizar as redes do jeito certo, assumindo um compromisso com a transformação", finaliza. 

Para o vereador de Pelotas, Vitor Paladini, é uma satisfação receber um evento que trate sobre um tema tão comum entre os jovens. "No próximo pleito, as mídias sociais serão determinantes. Então nada mais justo que nós, jovens, que operamos as redes com a habilidade, possamos aprender mais e ajudar no crescimento do nosso partido", afirma.

Segundo o painelista do dia, Márcio Carvalho, as redes sociais são ferramentas que precisam ser estudadas. "Quando não entendemos a rede, somos atropelados por ela", afirma. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), aponta que os jovens, quando navegam nas redes sociais, buscam informação, entretenimento e distração das tarefas habituais. Dessa forma,  a sociedade em rede torna-se tematizada, ou seja, as pessoas se relacionam apenas com quem tem algum tipo de conexão. "“Entendendo isso,a juventude do PMDB precisa representar a juventude do Estado inteiro. Quando isso acontecer, as pessoas vão buscar maior integração com as novas formações e ideais propostos”, conta.

 

Sociedade em rede busca humanização 

Marcio Carvalho, ainda falou sobre a humanização na internet. "Na sociedade em rede, as pessoas acreditam cada vez menos na propaganda e cada vez mais nas pessoas, tornando ainda mais pessoal e individualizado", explica.

 

Relação horizontal

Além disso, a sociedade em rede passou por um processo muito importante de formatação. "Em 1980, as relações eram verticais, ou seja, os participantes apenas viam e ouviam os líderes. Mas na sociedade em rede todo mundo é igual, por isso a relação é horizontal".

Uma dica do painelista foi buscar cada vez mais incluir a cidadania nas pautas das redes. "A internet é a mais nova plataforma de comunicação, organização social e cidadania. Por isso, procure, escute, incorpore e empodere ideais aos seguidores", explica. 

 

Confira a programação do #JuventudeNaEstrada:

  • 9º encontro: "Mortalidade e extermínio da juventude: violência, drogadição e inclusão social". O encontro ocorre em Porto Alegre, no dia 21 de novembro.
  • 10º encontro: "Políticas estaduais de juventude". O evento ocorre em Tramandaí, no dia 5 de dezembro.