Notícias

postada em 18/07/2018

SALVE, MADIBA.

Hoje dia 18 de julho de 2018, Nelson Mandela estaria completando cem anos de vida. Madiba foi com toda a certeza o maior estadista do século XX, um gigante na história da humanidade que conduziu seu povo na luta por justiça.
Depois de passar vinte e sete anos preso fruto do regime racista, foi eleito o primeiro Presidente democraticamente na África do Sul, sendo reconhecido como ícone global da luta contra o apartheid.

O Dia de Mandela instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), através de aprovação em Assembleia Geral, tras a partir da Campanha 46 664 número que ele usou na prisão.
Esta ação tem o objetivo celebrar por meio da cidadania a lição que nos foi deixada com um diálogo franco e fraterno como símbolos da construção de uma democracia ampla e irrestrita.

É com este sentimento, que nos inserimos nesta jornada e nos inspiramos naquele que passou 67 anos de sua vida lutando por justiça e igualdade racial.

Esses são os valores de sua trajetória. O Mandela Day chama as pessoas de todo o planeta para doarem pelo menos 67 minutos de suas vidas por algum bem social, que permitam marcar uma diferença no contexto global.

O nosso combate pela liberdade e pela justiça foi um combate coletivo, e é esse o significado do Mandela Day. Cabe a todos nós trabalhar por um mundo melhor.

O Racismo e a pobreza ainda continuam sendo uma chaga da sociedade, persistem e ampliam as desigualdades entre as pessoas.

Precisamos nos inspirarmos no legado que Mandela nos deixou, pois ainda há um longo caminho percorrer na luta por uma democracia de fato.

 

TEXTO: Clovis André Silva, Diretor da Fundação Ulysses Guimarães do RS e vice-presidente do MDB Afro Nacional.