Notícias

postada em 23/05/2016

2º Encontro de Ações Públicas e a Causa Animal é realizado em Porto Alegre

Com o objetivo de discutir ações públicas e propor ações que envolvem o abandono animal, maus tratos, controle populacional e recursos públicos para zoonoses, a Fundação Ulysses Guimarães, bem como a vereadora de Porto Alegre, Lourdes Sprenger, e o deputado Estadual, Gabriel Souza, promoveram o 2º Encontro de Ações Públicas e a Causa Animal. Ao todo, representantes de 74 municípios do Rio Grande do Sul participaram do encontro.

Segundo o presidente da Fundação Ulysses Guimarães do RS, João Alberto Machado, a luta pela causa animal é muito importante. "Nós temos a obrigação de nos engajarmos e lutarmos ao lado dos militantes, fazendo uma nova política e construindo o conhecimento através de debates que qualificam e propõem novas ações públicas", explica.

Já para a vereadora Lourdes, o primeiro encontro, realizado em 2013, abriu muitas portas para o apoio à causa. "Na oportunidade, nós debatemos sobre ação do voluntariado, visão atual da Causa Animal, legislação da Causa Animal e ações públicas pelos animais domésticos. Nós tivemos um grande avanço, afinal, o 1º encontro foi a nível estadual e agora elevamos para nacional", conta. 

Um dos organizadores do evento foi o Deputado Estadual do RS, Gabriel Souza. "A FUG sempre é nossa parceira nos debates, inclusive da causa animal. Através dela e junto com a vereadora Lourdes pudemos promover debates importantes oriundos de pessoas muito qualificadas", afirma.

 

Animais: seres sencientes

O primeiro painel foi apresentado pela Dra. Carla Molento, que é médica veterinária e professora de bem-estar animal da Universidade Federal do Paraná. Ela falou sobre maus tratos e abandono animal. "Dificilmente vamos ter uma sociedade consciente da guarda responsável enquanto não tiverem ciência de que animais são seres sencientes", afirma. "É preciso estimular a convivência saudável com toda a fauna urbana, incluindo cães e gatos comunitários e animais sinamtrópicos", aponta. 

Segundo Carla, nada se resolve sem uma conversa conjunta entre ciência, política e direito. “Nossa intenção é diminuir a mortalidade, estabilizar a natalidade e diminuir os maus tratos. Essa invervenção na reprodução é necessária em função da superpopulação”, explica.

Após a palestra da Dra. Carla Molento, participaram do debate a procuradora de justiça do RS e presidente de honra da Fundação Bichoterapia, Waleska Cavalheiro, o médico veterinário com especialização em Clínica Cirurgica de Pequenos Animais, Valério Ouriques, e a diretora de marketing do projeto Bicho de Rua, Marcia Simch.

O segundo painel foi apresentado pelo Promotor de Justiça e responsável pela Coordenadoria do Meio Ambiente do Ministério Público/RS, Daniel Martini, e contou com a participação da Diretora-Presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Gravataí, Claudia Costa, e a Médica Veterinária com especialização em Vigilância da Saúde, Bárbara Stenzel.

 

Confira a galeira completa do evento: http://fug-rs.org.br/albuns?cd=39